O Cisne Branco é um veleiro de grande porte (Tall Ship). O barco tem 76 metros de comprimento, possui 32 velas instaladas em três mastros, sendo o maior deles de 46 metros de altura, equivalente à de um prédio de 15 andares. Similar às galeras do século XIX, o Cisne Branco foi construído pelo estaleiro holandês Damen, lançado ao mar pela primeira vez em 4 de agosto de 1999, na cidade de Amsterdã, na Holanda. O Cisne Branco foi construído para representar a Marinha do Brasil em grandes eventos náuticos, tanto nacionais quanto internacionais, além de fomentar a mentalidade marítima na sociedade, como cultuar as tradições navais e contribuir para a formação de marinheiros.
O barco foi incorporado à Marinha brasileira em evento ocorrido às margens do Rio Tejo, em Portugal, na durante a largada da regata internacional comemorativa aos 500 anos do descobrimento do Brasil, no dia 9 de fevereiro de 2000, exatamente no mesmo dia e local em que Pedro Álvares Cabral partira com sua esquadra para aportar na “Terra Brasilis” a 22 de abril de 1500.
Uma curiosidade sobre o veleiro Cisne Branco é que existe um segundo barco com as características similares à do navio brasileiro, o “Stad Amsterdam”, de bandeira holandesa, lançado ao mar no ano 2000. O Cisne Branco é o terceiro navio da Marinha do Brasil a ostentar esse nome. O primeiro foi um veleiro de 79 pés de comprimento, construído em madeira; possuía dois mastros e era tripulado com 20 homens; realizou apenas uma viagem de instrução com Guardas-Marinha, no ano de 1979. O segundo navio a ostentar o nome, foi um veleiro de 83 pés de comprimento, com mastro e casco construídos em alumínio. Este veleiro substituiu o primeiro e realizou viagens de instrução com Guardas-marinha, nos anos de 1980 à 1986, quando passou à Escola Naval, para servir como veleiro de instrução, até o seu descomissionamento no ano seguinte.
Tecnologia - Apesar de ser construído totalmente no estilo dos “clippers” do século XIX, o Cisne Branco tem apenas cinco anos de vida está equipado com tecnologia moderna. A tripulação dispõe de acomodações exclusivas com climatização e quartos com TV, DVD e banheiros individuais. Tem capacidade para transportar 85 pessoas e chega a navegar a 30 km/h a vela.
A construção do navio ocorreu em tempo recorde, um ano e três meses e teve, como principal propósito, permitir ao Brasil participar com um navio de propulsão à vela, da histórica travessia comemorativa dos 500 anos de seu descobrimento.
Fotos: Reprodução/Instagram |
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